Fonte imagem: https://9to5mac.com/2021/10/28/facebook-officially-changes-its-name-to-meta/https://tech.fb.com/ar-vr/
Joaquim Luiz Nogueira
“metaverso” - sua plataforma de realidade mista em funcionamento.
No logotipo de lançamento desta
plataforma surreal, temos uma denominação representada pelo símbolo do infinito e logo a sua frente a
palavra meta e se partirmos deste ponto para nossa tentativa
de jogar com a multiplicidade de possibilidades que podem ser criadas ou
construídas para ampliarmos coisas como realidade material, imaginação humana e por último refletirmos
sobre: as mentes livres que desenvolvem tais metas, nas quais, possuem
potenciais de abrangências para navegações numa infinitude de mundos reais.
Este universo de realidade
material e humana carrega toda uma gama de problemas, cuja solução, envolve
também uma complexa e delicada rede de poder econômico que se apresenta de
forma entrelaçada em todos os ramos da atividade humana no planeta, cujo
lançamento de qualquer novidade tecnológica, não avança sem uma variedade de
filtros impostas por grandes corporações do mundo conectado por interesses econômicos.
Neste sentido, a plataforma
promete oferecer “novas maneiras de experimentar trabalho, diversão,
exercícios, entretenimento e muito mais” Portanto, o leque de
possibilidades para o desenvolvimento de como aproximar produtos e espaços de
pessoas, numa velocidade quase que instantânea, promete uma revolução no campo
da comunicação entre produtores e consumidores.
Veja esta frase de lançamento
da plataforma “Para refletir quem somos e o que esperamos construir. Tenho o
orgulho de anunciar que nossa empresa agora se chama Meta” É na reflexão de
quem somos no mundo real e na maneira de como agimos ao longo dos últimos
séculos, em relação aos últimos avanços tecnológicos, no sentido de pensarmos
sobre: quem foi beneficiado pelas grandes invenções da humanidade?
No universo desta inovadora
plataforma, segundo seus idealizadores, será “um lugar onde jogaremos
e nos conectaremos em 3D. Bem-vindo ao próximo capítulo da conexão social” Este
espaço de realidade prometida, só como um exemplo muito significativo para
introdução do assunto, podemos recordar o primeiro Filme de MATRIX, quando Morpheus
leva o personagem protagonista para a realidade virtual e lhe mostra a
realidade com a frase: “Bem Vindo ao Deserto do Real”.
No entanto, a realidade
aumentada a partir dos olhos humanos conectados ao equipamento de 3D,
desenvolvido e projetado para fazer o encontro entre materialidade e
virtualidade, isto é, mostrar ao usuário, um universo em que ele pode interagir
com espaços e mundos virtuais, porém, com a possibilidade de tocar com as mãos
os objetos e cujo cérebro do indivíduo, por não saber controlar o efeito
placebo do gesto, passa a liberar emoções relacionadas ao produto ou ao
universo visualizado.
Atualmente, os aparelhos tecnológicos
“mergulham as pessoas em ambientes virtuais 3D”, porém, com os novos óculos 3D
de realidade aumentada “as imagens são geradas por computador e as sobrepõe em
sua visão do mundo”. Trata-se do encontro entre aquilo que observamos com nossos
olhos e a realidade construída no computador.
A nova tecnologia de realidade
virtual “nos permite explorar novos mundos, desafiar obstáculos e tentar o
impossível. E graças à magia da presença - a sensação de que você está compartilhando
o mesmo espaço com outras pessoas”
Para os idealizadores da nova
plataforma de interação entre pessoas, agora “Ao incorporar interatividade e o
ponto de vista literal do espectador, as experiências de RV reimaginam o papel
do público como co-conspirador e agente ativo, em vez de simplesmente um
participante passivo”.
Nesta nova forma de ver o
mundo, “Você pode explorar o espaço sideral, entrar na história e se conectar
com amigos”. Portanto, além do indivíduo poder caminhar por mundo imaginários
(desde que projetado na memória do aparelho), também, poderá convidar os
colegas para caminhar juntos em cenários virtuais.
Neste contexto virtual no qual
pode servir para encontros de pessoas reais, porém, como avatares perfeitos,
sem doenças, livre de dores. Localidades que juntos com outras pessoas poderão
praticar toda espécie de aventura neste mundo novo, já que não há perigo para o
corpo físico. No entanto, para a saúde mental de adolescentes, jovens e até
adultos, a rotina dos supostos avatares podem tornar-se muito mais interessantes
do que a realidade.
Quando os idealizadores desta
plataforma nos dizem que “podemos aproveitar essa tecnologia para gerar
mudanças sociais significativas”. Não há dúvidas sobre as transformações que
serão visualizadas e até sentidas pelas pessoas, que passarão a dividir suas 24
horas diárias em três etapas: sono, vida avatar e vida real. A forte tendência para
que a vida virtual se torne muito mais atrativa para os indivíduos do que a
vida real, que exige dele esforço, sacrifício, sofrimento, problemas
financeiros, entre outros obstáculos que acompanha o corpo físico.
Nos novos aparelhos de
realidade virtual, afirma os idealizadores que eles oferecem “a experiência
mais envolvente possível. Controladores de toque totalmente monitorados com
seis graus de liberdade trazem suas próprias mãos para o espaço virtual para
uma sensação de presença ainda maior”.
São as novas sensações
trazidas pelas próprias mãos mergulhadas na realidade virtual, que conecta o
cérebro humano pelo efeito placebo e estimula a produção de proteínas ou substâncias
por meio de células, aprovando a continuidade, a repetição e até uma possível permanência
neste mundo virtual de avatares.
O futuro prometido pelo
Facebook nos “permitirão combinar os mundos real e virtual livremente”. Mundos virtuais
que se “tornarão tão universais e essenciais quanto smartphones e computadores
pessoais são hoje, mudando a forma como trabalhamos, jogamos, e se conectar”.
Para concluir nossa analise,
veja o que diz os idealizadores: “Estamos desenvolvendo todas as tecnologias
necessárias para habilitar óculos e fones de ouvido de realidade virtual
inovadores, incluindo ótica e monitores, visão computacional, áudio, gráficos,
interface cérebro-computador, interação háptica, rastreamento de corpo inteiro,
ciência da percepção e telepresença verdadeira”
Fonte https://9to5mac.com/2021/10/28/facebook-officially-changes-its-name-to-meta/
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