Joaquim Luiz Nogueira
Seguindo
a teoria semiótica de Jean Marie Floch, a imagem acima (charge do Jornal Folha de S.Paulo) oferece uma leitura
intrigante, pois temos o desenho da deusa da justiça romana, cuja mão direita
segura a espada abaixada e ancorada firmemente sobre a mesa do Tribunal
Regional Federal 4. Nas três figuras que representam os juízes, da esquerda
para direita, temos um careca lendo atentamente um documento, depois vem outro
com perfil mais jovem e de cabelo espetado, sendo que no último juiz, o
chargista incorpora uma espécie de quipá sobre a cabeça dele, um símbolo da
cultura judaica.
Os
olhos da deusa da justiça estão vedados, comunicando ao leitor que ela não pode
enxergar, então, sobre sua mão esquerda, em vez da tradicional balança que simboliza
a justiça, o chargista do jornal apresenta um óculos com um olho em cada lente. As
posições desses olhos se desviam dos juízes, parecendo ignorar a presença deles
ou simplesmente, já que não pode ver nada, também não quer participar.
Portanto, a decisão
pertence ao juiz careca, aquele que segura os documentos com as duas mãos como
se estivesse lendo algo, enquanto os outros dois juízes, aquele de cabelo
espetado e o do quipá, ambos estão concentrados,
já que paira sobre eles a decisão final.
Fonte:
http://portaldemandalas.blogspot.com.br/2011/08/deusas-da-justica.html (veja imagem da deusa da justiça romana).
http://edicaodigital.folha.uol.com.br/
Livros de Jean Marie Floch
Fonte:
http://portaldemandalas.blogspot.com.br/2011/08/deusas-da-justica.html (veja imagem da deusa da justiça romana).
http://edicaodigital.folha.uol.com.br/
Livros de Jean Marie Floch
Jean-Marie FlochLivrosVisual identities
Visual identities 2000
Semiotics, Marketing and Communication: Beneath the Signs, the
Strategies
2001
Sémiotique, marketing et communication: sous les signes, les stratégies
1990
Semiotica, marketing
e comunicazione: dietro i segni, le strategie
Identità visive.
Costruire l'identità a partire dai segni
Identités visuelles
1995
Les formes de
l'empreinte: Brandt, Cartier-Bresson, Doisneau, Stieglitz, Strand
1986
Forme dell'impronta.
Cinque fotografie di Brandt, Cartier-Bresson, Doisneau, Stieglitz, Strand
Une lecture de
"Tintin au Tibet"
1997
Petites mythologie[s]
de l'œil et de l'esprit: pour une sémiotique plastique
1985
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