Imagens do roteiro de viagem entre Botucatu e Triângulo Mineiro . São visões maravilhosas de natureza, mesmo no Mês de agosto.
Este blog se destina a promover idéias inovadoras de Autores Free, desenvolvida para divulgar autores e obras inéditas, cujos títulos e temas desencadeiem ideias significativas em forma de livros acadêmicos, ficção, auto-ajuda, raridades, espiritualidades ou cursos. Uma busca constante para trazer mais paz, harmonia, criatividade, equilíbrio e tranquilidade para aqueles que buscam respostas do universo.
O 10 nomes mais procurados na Plataforma Google do Brasil em 2016
Joaquim Luiz Nogueira
Os
chamados buscadores de plataformas da internet, como por exemplo, o GOOGLE é
campeão na busca dos interesses imediatos dos internautas, que no ano de 2016, destacaram-se
os seguintes temas como os mais procurados:
1) Pokémon
GO, um jogo eletrônico free-to-play de realidade aumentada voltada para
smartphones. O jogo permite aos jogadores capturar, batalhar, e treinar
criaturas virtuais, chamadas Pokémon,
que aparecem nas telas de dispositivos como se fossem no mundo real.
2) Os
Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 em números foram 11.400
atletas de 205 países que disputaram 42 modalidades e significou
oportunidades de negócios para milhares
de pessoas;
3) Big
Brother Brasil 2016, As inscrições online para as seletivas regionais e
nacional puderam ser feitas entre 8 de abril e 8 de novembro de 2015. As
seletivas regionais foram realizadas em onze capitais brasileiras. Candidatos
inscritos na seletiva nacional além da entrevista presencial puderam ser
entrevistados através da Banca Virtual.
4) Tragédia
do Chapecó – após desastre de avião com a equipe de futebol da cidade de
Chapecó, milhares buscaram informações
sobre o assunto.
5) Tabela
do Brasileirão – esporte favorito dos torcedores, o futebol leva milhares de
curiosos para a consulta da tabela todas as semanas durante o campeonato.
6) Domingos
Montagner – Outra tragédia movimentou a curiosidade dos internautas em 2016;
7) Eleições
2016 – o tema levou milhares de pessoas a buscar informações sobre a política
das prefeituras e os possíveis candidatos as vagas e votos do povo;
8) ENEM-
outro campeão de busca, principalmente pelos estudantes que querem entrar na
universidade e não sabem como participar ou querem saber como atingir os
conceitos maiores;
9) Sisu
- sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições
públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.
10) Iphone 7 – este aparelho prometia melhorar
consideravelmente as partes mais importantes da sua experiência com o iPhone.
Ele trazia um conjunto de câmeras
completamente novo, e o melhor desempenho e a maior duração de bateria até
hoje, sistema de alto-falantes estéreo e tela com mais brilho e cores. Além de
ser resistente à água e respingos. É poderoso em cada detalhe. E poderoso como
um todo.
Conclusão,
os temas mais buscados na internet possui uma relação com a realidade
virtual de jogos, das oportunidades de diversão, negócios
temporários, participação em reality show e lucro. Por outro lado, o
trágico também movimenta curiosidades, assim como as vagas das eleições,
ENEM e SISU. Tudo isso mostrado em tempo real pela tecnologia do celular.
Principais temas do livro: A construção do indivíduo pelo simbólico (Breve Lançamento)
the Individual's Construction for the symbol.
Livro a ser lançado pelo
site WWW.autoresfree,com.br em 2018 . Título: A Construção do Individuo pelo símbolo. Vejam resumo de alguns capítulos e temas
|
||
The book being thrown by the site WWW.autoresfree, with.br in 2018. Title:
the Individual's Construction for the symbol. See summary of the chapters and
themes
|
||
Le livre l'étant jeté par le site WWW.autoresfree, with.br en 2018. Titre : la
Construction de l'Individu pour le symbole. Voir
le résumé des chapitres et des thèmes
|
||
Português
|
Inglês
|
Françês
|
O Símbolo
Como liberdade que Cria e Potencializa a Realidade
A
construção do indivíduo a partir de símbolos é capaz de oferecer ao sujeito, não
só o rumo das coisas, mas o sentido, o interesse, a conexão com a
continuidade daquela força que nos puxa em sua direção. Mircea Eliade nos
fala que “diante das imagens e dos símbolos que no mundo exótico, tomam o
lugar dos nossos conceitos ou que os vinculam e prolongam” (MIRCEA, 1991,
p.6).
Essa força
que se irradia a partir de um símbolo faz transbordar no corpo humano certo
elemento de potência, cuja origem é imaterial, mas compreendida pela mente
como imagem, mito, comando, inspiração, criatividade ou sabedoria.
|
The
Symbol As freedom that Creates and it Potentiates the Reality
The individual's construction starting from symbols is capable to offer to the subject, not only the direction of the things, but the sense, the interest, the connection with the continuity of that force that pulls us in his/her direction. Mircea Eliade in (MIRCEA, 1991, p.6) the speech that "before the images and of the symbols that in the exotic world, they take the place of our concepts or that link them and they prolong." That force that is irradiated starting from a symbol makes to overflow in the body certain human potency element, whose origin is immaterial, but understood by the mind as image, myth, command, inspiration, creativity or wisdom. |
Le Symbole la liberté qui Crée et cela Potentiates
la Réalité
La construction de l'individu commençant de symboles i capable offrir au sujet, non seulement la direction des choses, mais le sens, l'intérêt, le rapport(la connexion) avec la continuité de cela les forces qui nous tirent dans le sienne / sa direction. Mircea Eliade dans (MIRCEA, 1991, p.6) le discours que "avant les images et des symboles que dans le monde exotique, ils prennent l'endroit(la place) de nos concepts ou ce les lient et ils prolongent." Cela le force j'ai illuminé le départ du symbole fait pour déborder dans le corps(l'organisme) du certain élément de puissance humain, dont l'origine i peu important, mais compris par l'avis(esprit) l'image, le mythe, la commande, l'inspiration, la créativité ou la sagesse. |
Tema: Inspiração e
criatividade: construção do indivíduo
via símbolos. Buscamos Parceria financeira para lançamento.
|
||
Fear:
Inspiration and creativity: the individual's construction saw symbols. We looked for financial
Partnership for release.
|
||
Thème
: Inspiration et créativité : la construction de l'individu a vu des
symboles. Nous avons cherché le
Partenariat financier pour la sortie.
|
||
Livro a ser lançado pelo
site WWW.autoresfree,com.br em 2017 . Título: A Construção do Individuo pelo símbolo. Vejam resumo dos
capítulos e temas
|
||
The book being thrown by the site WWW.autoresfree, with.br in 2017. Title:
the Individual's Construction for the symbol. See summary of the chapters and
themes
|
||
Le livre l'étant jeté par le site WWW.autoresfree, with.br en 2017. Titre : la
Construction de l'Individu pour le symbole. Voir le résumé des chapitres et
des thèmes
|
||
Português
|
Inglês
|
Françês
|
Representação de algo desejado: jogo da
ficção
Numa ação racional do indivíduo, o mesmo, procura
resolver os problemas reais se adaptando ao contexto externo ao seu redor,
porém, a imaginação lhe acrescenta novos elementos, cujo efeito simbólico é
capaz de submeter à realidade no sentido de satisfazer o sujeito, espécie de
jogo que não possui norma ou limite para sua inventividade. A pessoa assimila
aquilo que melhor lhe encanta, e isto, passa a orientá-la. De acordo com
Piaget, o indivíduo em sua fase infantil de socialização, adota algumas
normas, de forma que, sua imaginação possa simbolizar os diversos elementos
de sua realidade, ou seja, para cada fato, o sujeito é direcionado rumo a uma
conduta coletiva ou certa representação desejada pelo sujeito, frente aquele
momento.
|
Representation of
something wanted:
I play of the fiction
In a rational action of the individual, the same, tries to solve the real
problems adapting to the external context to his/her circuit, however, the
imagination increases him/her new elements, whose symbolic effect is capable
to submit to the reality in the sense of satisfying the subject, game species
that doesn't possess norm or limit for his/her inventiveness. The person assimilates
that that better you/he/she enchants him/her, and this, starts to guide her.
In agreement with Piaget, the individual in his/her infantile phase of
socialization, adopts some norms, so that, his/her imagination can symbolize
the several elements of his/her reality, in other words, for each fact, the
subject is addressed heading for a collective conduct or certain
representation wanted by the subject, front that moment.
|
Représentation de
quelque chose de voulu :
je joue de la fiction
Dans une action raisonnable de l'individu, le même, essaye de résoudre les
problèmes réels(vrais) s'adaptant au contexte externe à son/son circuit,
cependant, l'imagination augmente lui/son de nouveaux éléments, dont l'effet
symbolique est capable pour se soumettre à la réalité dans le sens de
satisfaire le sujet, l'espèce de jeu qui ne possède pas de norme ou limite
pour son/son esprit d'invention. La personne l'assimile que mieux you/he/she
enchante lui/son et ceci, commence à la guider. D'accord avec Piaget,
l'individu dans sa/sa phase infantile de socialisation, adopte quelques
normes, pour que, sa/son imagination puisse symboliser plusieurs éléments de
sa/sa réalité, autrement dit, pour chaque fait, le sujet est adressé(abordé)
se dirigeant vers une conduite collective
|
Tema do capítulo:
Representação e adaptação. Buscamos Parceria financeira para lançamento.
|
||
Fear
of the chapter: Representation and adaptation. We looked for financial
Partnership for release.
|
||
Thème
du chapitre : Représentation et adaptation. Nous avons cherché le Partenariat
financier pour la sortie.
|
Livro a ser lançado pelo
site WWW.autoresfree,com.br em 2017 . Título: A Construção do Individuo pelo símbolo. Vejam resumo dos
capítulos e temas
|
||
The book being thrown by the site WWW.autoresfree, with.br in 2017. Title:
the Individual's Construction for the symbol. See summary of the chapters and
themes
|
||
Le livre l'étant jeté par le site WWW.autoresfree, with.br en 2017. Titre : la
Construction de l'Individu pour le symbole. Voir le résumé des chapitres et
des thèmes
|
||
Português
|
Inglês
|
Françês
|
Os Símbolos Como Espelhos Orientadores de
Quem Realmente Somos.
O
dispositivo humano responsável por iniciativas e decisões, aquele que nos
aponta direções, tem como alicerce uma estrutura invisível, cujos comandos
ocorrem por sensações de medo, prazer, preocupações, sonhos e fantasias.
Estas fontes que alimentam o corpo humano e que segundo Jung, preexistente ao
corpo e seus órgãos, também significa, que não dependem do indivíduo para
atuar. Tendo esta base estrutural fora do indivíduo, logo o corpo se torna um
órgão receptor, cuja parte do comando parece ser algo externo a ele, o que
pode explicar o fato do indivíduo ser obrigado a fazer escolhas a cada
instante de sua trajetória. Tais decisões são carregadas de significados,
sendo a maioria delas simbólicas, expressas como opções entre o Bem versos o
Mal, ou melhor, e pior. “Tudo o que é psíquico tem um sentido inferior e um
sentido superior (...) e com isso tocamos o enigma do significado simbólico de
tudo o que é psíquico” (JUNG, 1986, p.43).
|
The
Symbols As Guiding Mirrors of Who we are Really.
The responsible human device for initiatives and decisions, that that it points us directions, has as foundation an invisible structure, whose commands happen for fear sensations, pleasure, concerns, dreams and fantasies. These sources that feed the human body and that according to Jung, preexistent to the body and their organs, it also means, that don't depend on the individual to act. Tends this structural base out of the individual, soon the body becomes a receiving organ, whose part of the command seems to be something external to him, what can explain the individual's fact to be forced to do choices to each instant of his/her path. Such decisions are loaded of meanings, being most of them symbolic, expressed as options among |
Les
Symboles Comme la Direction des Miroirs de ce qui nous sommes Vraiment.
Le dispositif
humain responsable pour des initiatives et des décisions, cela qu'il nous
dirige des directions, a comme la base(fondation) une structure invisible,
dont les commandes arrivent pour des sensations de crainte, le plaisir, des
préoccupations(entreprises), des rêves et des fantaisies. Ces sources qui
alimentent le corps humain et que selon Jung, preexistent au corps(à
l'organisme) et leurs organes, il signifie aussi, cela ne dépendent pas de
l'individu pour agir. A tendance cette base structurelle de l'individu,
bientôt le corps(l'organisme) devient un organe de réception, dont la partie
de la commande semble être quelque chose d'externe à lui, ce qui peut
expliquer le fait de l'individu pour être forcé de faire des choix à chaque
instant de son/son chemin. De
telles décisions sont chargées de significations, étant la plupart d'entre
eux symbolique, exprimées comme des options parmi
|
Tema do capítulo:
Representação e adaptação. Buscamos Parceria financeira para lançamento.
|
||
Fear
of the chapter: Representation and adaptation. We looked for financial
Partnership for release.
|
||
Thème
du chapitre : Représentation et adaptation. Nous avons cherché le Partenariat
financier pour la sortie.
|
Breve Lançamento de AUTORES FREE
A construção do Indivíduo pelo Símbolo
Introdução
Representação de algo desejado: jogo da ficção
O Símbolo Como liberdade que Cria e Potencializa a
Realidade
Os Símbolos Como Espelhos Orientadores de Quem Realmente
Somos.
O Elemento Mediador Simbólico na Formação do Indivíduo
A Simbolização da Grandiosidade pelo Indivíduo
Símbolos, contextos e indivíduos: fabricas da realidade.
A temática do símbolo
O
conceito de símbolo se situa dentro de uma complexidade, na qual, uma abordagem
total não seria a finalidade deste livro, mais sim, trazer uma contribuição a
todos àqueles que possuem interesse neste tema. Sendo de interesse desta obra,
o símbolo enquanto elemento capaz de acrescentar sentido a realidade.
O
símbolo como elemento de transformação, coisa ou objeto, que tenha a função de
ponte entre: uma realidade angustiante e a idealização do indivíduo. Passagem mediada pela sensação de encanto,
provocada pela ficção de algo desejado e capaz de gerar representações
semelhantes à grandeza admirada.
Neste
sentido, abordaremos no primeiro capítulo, a representação como algo desejado,
segundo Jean Piaget, numa espécie de jogo da ficção, cujo indivíduo, usa a
imaginação para brincar de como resolver problemas reais em seu contexto. A
irrealidade que orienta a pessoa a se nortear pela opção que mais lhe fascina.
Com
base naquilo que o magnetiza, o indivíduo substitui a forma de observar o
obstáculo, isto é, busca lograr a
realidade ao condicionar outras opções substitutivas. Desse modo, uma vez
diante de um problema, ele acrescenta seu desejo, mesmo que seja algo
impossível, é capaz de se realizar via
reprodução de algo semelhante ou próximo.
Lançamento Previsto para 2018
Visões da Estrada Botucatu /Bofete
Numa manhã de inverno com muito vento, selecionei algumas imagens que podem inspirar outras pessoas a conhecerem um pouco mais desta Terra de Aventura, região da serra entre Botucatu e Bofete, via estrada que corta as fazendas, sítios e riachos.
Joaquim Luiz Nogueira
Fazendas com lavouras
Lago com Cerejeiras
Aves como o Canário da Terra na margem da estrada
Lago com muito verde
Lago com mergulhões
Visão das Três Pedras
Casa de sertanejo
Gavião Carijó voando sobre o banhado
Não esquecer de tomar um café de fazenda na Cantina da Figueira.
O estado de alerta
Joaquim Luiz Nogueira
percebido pelos sentidos” (JUNG, p.83)
1. A visão do instinto
Considera-se
instinto aquilo que traz a nossa mente algumas associações entre o lugar que nos
encontramos e o que vemos ou sentimos, isto
é, espécie de mensagem, que pode comandar ações no corpo. Essas reações de alerta podem acontecer nas seguintes
linguagens: grito, espanto, tremedeira,
suor, inquietação, entre outros.
Descobrir
o porquê tendemos a ignorar algumas emoções, cuja espontaneidade, torna-se
motivos principais nas escolhas ou recusas daquilo que se apresenta diante dos
sentidos do corpo. A comunicação que atravessa por cada estímulo nervoso, leva mensagens
que carregam universos paralelos, talvez, como menciona Jung, algo que partilhamos
com os mamíferos: “Essa psique, infinitivamente antiga, é a base de nossa
mente, assim como a estrutura do nosso corpo se fundamenta no molde anatômico
dos mamíferos em geral” (JUNG, p.83).
Trata-se
de ouvirmos numa forma sensível cada pulsar do conjunto corpóreo, que semelhante
a uma teia, tem a capacidade para estabelecer vínculos entre o interno e o externo,
assim como, mobilizar forças para enfrentar ou fugir de determinados contextos,
cujas razões, jamais saberemos.
Nesse
sentido, aquilo que nos levaram a fazermos escolhas ao longo de etapas vividas,
possui estreitas relações com afinidades reconhecidas pelo corpo ao longo dos milhares
de anos de adaptações evolutivas. E portanto,
para prosseguirmos, não temos como não falar em estado de espírito, pois, essa
é a ponte que liga o que somos ao que desejamos.
Livro: Algumas Reflexões Antes de Uma Escolha Pessoal
venda pelo email: Jolnogueira@gmail.com
Ações humanas desenvolvidas com base nas respostas obtidas de universos não visíveis
Joaquim Luiz Nogueira
“Quando o defeito na
vista é corrigido, o Autor deste Universo pode ser visto”[1].
“O fato de os xamãs,
os feiticeiros e os curandeiros serem preferentemente recrutados entre os
neuropatas, ou entre os que apresentam equilíbrio nervoso instável, é devido ao
mesmo prestígio do insólito e do extraordinário”[2].
“E todos os que
tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha
causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna”[3].
Gostaria de iniciar esse
tema com o diálogo de Alice com o Chapeleiro do filme Alice no País das Maravilhas[4]:
“Você me acha louca?” Chapeleiro: “Louca, louquinha! Mas vou te contar um
segredo: as melhores pessoas são”. Quando decidimos falar ou escrever sobre
universos não visíveis, sabemos que há grandes possibilidades de sermos
chamados de loucos, mas temos consciência de que muitos líderes mundiais também
foram tidos como insanos em certos momentos.
Eliade, em seu livro[5]
Tratado das Religiões, usou o termo
“Hierofanias” para falar sobre a existência de manifestações do sagrado. Assim,
ele explica que iria começar esse diálogo detalhando poderes como o mana, que
já mencionamos anteriormente, e que, a partir de hierofanias elementares
cósmicas, uranianas e biológicas, ele abordaria como o sagrado se constitui:
Por exemplo, o exame
das hierofanias aquáticas ou celestes prover-nos-á de um material documental
apto a levar-nos à compreensão; 1º do sentido exato da manifestação do sagrado
nestes níveis cósmicos (o céu e as águas); 2º da medida em que as hierofanias
uranianas ou aquáticas constituem estruturas autônomas, isto é, revelam uma
série de modalidades complementares e integráveis do sagrado. Passaremos em
seguida às hierofanias biológicas (os ritmos lunares, o sol, a vegetação e a
agricultura, a sexualidade etc...), depois às hierofanias tópicas (lugares consagrados,
templos etc...), e finalmente aos mitos e aos símbolos (ELIADE, 2010, p. 3).
O diálogo com
mundos não visíveis podem acontecer de diversas formas, mas podemos apontar que
a crença em forças misteriosas constituídas em objetos, indivíduos, almas e
espíritos, está associada a seres superiores. A manifestação de qualquer
elemento que possa ser interpretado como perturbador da mente logo se torna
indicador de algo estranho, que se traduz como um apelo diferente daquele que é
proporcionado pela força física do corpo.
Essa força que é sentida
diante da evocação de um amuleto ou de um morto configura-se na mente humana
como percepção daquilo que é eficaz, dinâmico, criativo e perfeito. Podemos
pressupor que tal sensação de poder (conhecidas em algumas culturas como mana)
acontece por intervenção de seres invisíveis:
Mas ainda: através de
uma análise cerrada apercebemo-nos de que um objeto, um fenômeno cósmico, um
ser qualquer, etc., possuem mana graças à intervenção de um espírito ou à
confusão com a epifania de um ser divino qualquer (ELIADE, 2010, p. 28).
O diálogo estabelecido entre
homens e objetos pode ocorrer de acordo com a relação mantida com seres
superiores, tidos esses como extraordinários, fortes ou importantes. Trata-se
de incorporações do sagrado, segundo Eliade (2010, p. 27): “Nenhum homem possui
essa força por si mesmo: tudo quanto faz, fá-lo à custa de seres pessoais,
espírito da natureza ou dos antepassados”.
O passo seguinte se dá pela
seleção de palavras, lugares e objetos que possam ser adquiridos, visitados ou
construídos para que favoreçam o diálogo constante com universos não visíveis.
Essa escolha é guiada por sentimentos de força, poder, eficácia, fertilidade,
novidade, entre outros.
Uma vez estabelecidas as
escolhas que se revelaram ao indivíduo como extraordinárias, elas passam a
preencher incompletudes humanas por meio de incorporações, e, assim,
manifestam-se em imagens, símbolos, objetos etc. Vejamos nas palavras de
Eliade:
Continua a ser algo
de diferente do meio circundante, continua a ser sagrado em virtude da
hierofania primordial que a escolheu, embora o valor que lhe foi atribuído mude
segundo a teoria religiosa em que esta hierofania vem se integrar (2010, p. 27).
Os universos não visíveis,
isto é, aquilo que acreditamos representam potencialidades eternas, essas,
então, contida no homem, cuja manifestação em cada indivíduo torna-se o fio que
se estabelece a comunicação por meio da natureza visível das formas e nomes.
A mente humana, ao evocar ou
experimentar o extraordinário, sendo esse último responsável pela vitalidade do
homem, alimento do desejo e desencadeador de ações, produz o mundo visível como
resposta da ação orientadora externa. E, para adquirir tal alento, o estado
mental do homem deve estar em acordo com aquilo que o mesmo venera, pois isso o
alimenta com sentimentos e emoções de qualidades semelhantes àquelas que
anseiam.
É necessário
se concentrar para ver no mundo a presença dos elementos que provocam entusiasmo em si mesmo e também te alimenta.
Vejamos como isso funciona segundo Sai Baba (2006, p. 26): “Quando você assumir
seu próprio progresso, obterá uma nova força a cada primeiro passo que der,
vibrará em alegria nova e mais pura; degustará a plenitude da felicidade”.
Dialogar com
universos não visíveis exige do homem posições que lhes possam transmitir
confiança em sua existência,ou seja, ter na consciência, a imagem e a certeza
daquilo que, mesmo sem ver, acredita que é algo diferente, e este, não se
encontra aprisionado no corpo, e logo, sentir-se em condições de poder se
declarar como pertencente a um universo além da forma física corpórea.
O fato de nos imaginarmos ou
identificarmos com instâncias ilimitadas permitem que experimentemos sensações
de infinitas dimensões de liberdade, cujas angústias do corpo se assemelham
apenas a gotas de água no oceano. As perguntas e as inquietações direcionadas à
vastidão são confortadas na grandeza desse universo não visível, reconhecido
pelo indivíduo como parte integrante de seu ser.
Estabelecer uma constante comunicação
com os elementos que nos ligam às grandezas extraordinárias e, ao mesmo tempo,
criar possíveis linguagens para interações com aquilo em que acreditamos é o
tema de nosso próximo capítulo.
Assinar:
Postagens (Atom)
Livro: A construção do Indivíduo pelo Símbolo
EBOOK DIGITAL- A CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO PELO SÍMBOLO - 104 pág. Arquivo em PDF POWER POINT - Preço 49,90 Joaquim Luiz Nogueira Venda...
