O 10 nomes mais procurados na Plataforma Google do Brasil em 2016


Joaquim Luiz Nogueira

Os chamados buscadores de plataformas da internet, como por exemplo, o GOOGLE é campeão na busca dos interesses imediatos dos internautas, que no ano de 2016, destacaram-se os seguintes temas como os mais procurados:
1)    Pokémon GO, um jogo eletrônico free-to-play de realidade aumentada voltada para smartphones. O jogo permite aos jogadores capturar, batalhar, e treinar criaturas virtuais, chamadas Pokémon, que aparecem nas telas de dispositivos como se fossem no mundo real. 
2)    Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 em números foram 11.400 atletas de 205 países que disputaram 42 modalidades e significou oportunidades  de negócios para milhares de pessoas;
3)    Big Brother Brasil 2016, As inscrições online para as seletivas regionais e nacional puderam ser feitas entre 8 de abril e 8 de novembro de 2015.  As seletivas regionais foram realizadas em onze capitais brasileiras. Candidatos inscritos na seletiva nacional além da entrevista presencial puderam ser entrevistados através da Banca Virtual.
4)    Tragédia do Chapecó – após desastre de avião com a equipe de futebol da cidade de Chapecó, milhares buscaram informações  sobre o assunto.
5)    Tabela do Brasileirão – esporte favorito dos torcedores, o futebol leva milhares de curiosos para a consulta da tabela todas as semanas durante o campeonato.
6)    Domingos Montagner – Outra tragédia movimentou a curiosidade dos internautas em 2016;
7)    Eleições 2016 – o tema levou milhares de pessoas a buscar informações sobre a política das prefeituras e os possíveis candidatos as vagas e votos do povo;
8)    ENEM- outro campeão de busca, principalmente pelos estudantes que querem entrar na universidade e não sabem como participar ou querem saber como atingir os conceitos maiores;
9)    Sisu - sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.
10)  Iphone 7 – este aparelho prometia melhorar consideravelmente as partes mais importantes da sua experiência com o iPhone. Ele trazia  um conjunto de câmeras completamente novo, e o melhor desempenho e a maior duração de bateria até hoje, sistema de alto-falantes estéreo e tela com mais brilho e cores. Além de ser resistente à água e respingos. É poderoso em cada detalhe. E poderoso como um todo. 


Conclusão, os temas mais buscados na internet possui uma relação com a realidade virtual de jogos, das oportunidades de diversão, negócios temporários, participação em reality show e lucro. Por outro lado, o trágico também movimenta curiosidades, assim como as vagas das eleições, ENEM e SISU. Tudo isso mostrado em tempo real pela tecnologia do celular. 

Principais temas do livro: A construção do indivíduo pelo simbólico (Breve Lançamento)

 the Individual's Construction for the symbol.

Livro a ser lançado pelo site WWW.autoresfree,com.br  em 2018 . Título: A Construção  do Individuo pelo símbolo. Vejam resumo de alguns capítulos e temas
 The book being thrown by the site WWW.autoresfree, with.br in 2018. Title: the Individual's Construction for the symbol. See summary of the chapters and themes
Le  livre l'étant jeté par le site WWW.autoresfree, with.br en 2018. Titre : la Construction de l'Individu pour le symbole. Voir le résumé des chapitres et des thèmes
Português
Inglês
Françês
O Símbolo Como liberdade que Cria e Potencializa a Realidade

A construção do indivíduo a partir de símbolos é capaz de oferecer ao sujeito, não só o rumo das coisas, mas o sentido, o interesse, a conexão com a continuidade daquela força que nos puxa em sua direção. Mircea Eliade nos fala que “diante das imagens e dos símbolos que no mundo exótico, tomam o lugar dos nossos conceitos ou que os vinculam e prolongam” (MIRCEA, 1991, p.6).
Essa força que se irradia a partir de um símbolo faz transbordar no corpo humano certo elemento de potência, cuja origem é imaterial, mas compreendida pela mente como imagem, mito, comando, inspiração, criatividade ou sabedoria.
The Symbol As freedom that Creates and it Potentiates the Reality 

The individual's construction starting from symbols is capable to offer to the subject, not only the direction of the things, but the sense, the interest, the connection with the continuity of that force that pulls us in his/her direction. Mircea Eliade in (MIRCEA, 1991, p.6) the speech that "before the images and of the symbols that in the exotic world, they take the place of our concepts or that link them and they prolong." That force that is irradiated starting from a symbol makes to overflow in the body certain human potency element, whose origin is immaterial, but understood by the mind as image, myth, command, inspiration, creativity or wisdom.

Le Symbole la liberté qui Crée et cela Potentiates la Réalité

La construction de l'individu commençant de symboles i capable offrir au sujet, non seulement la direction des choses, mais le sens, l'intérêt, le rapport(la connexion) avec la continuité de cela les forces qui nous tirent dans le sienne / sa direction. Mircea Eliade dans (MIRCEA, 1991, p.6) le discours que "avant les images et des symboles que dans le monde exotique, ils prennent l'endroit(la place) de nos concepts ou ce les lient et ils prolongent." Cela le force j'ai illuminé le départ du symbole fait pour déborder dans le corps(l'organisme) du certain élément de puissance humain, dont l'origine i peu important, mais compris par l'avis(esprit) l'image, le mythe, la commande, l'inspiration, la créativité ou la sagesse.
Tema: Inspiração e criatividade: construção  do indivíduo via símbolos. Buscamos Parceria financeira para lançamento.
Fear: Inspiration and creativity: the individual's construction saw symbols. We looked for financial Partnership for release.
Thème : Inspiration et créativité : la construction de l'individu a vu des symboles. Nous avons cherché le Partenariat financier pour la sortie.
Livro a ser lançado pelo site WWW.autoresfree,com.br  em 2017 . Título: A Construção  do Individuo pelo símbolo. Vejam resumo dos capítulos e temas
 The book being thrown by the site WWW.autoresfree, with.br in 2017. Title: the Individual's Construction for the symbol. See summary of the chapters and themes
Le livre l'étant jeté par le site WWW.autoresfree, with.br en 2017. Titre : la Construction de l'Individu pour le symbole. Voir le résumé des chapitres et des thèmes
Português
Inglês
Françês
Representação de algo desejado: jogo da ficção
Numa ação racional do indivíduo, o mesmo, procura resolver os problemas reais se adaptando ao contexto externo ao seu redor, porém, a imaginação lhe acrescenta novos elementos, cujo efeito simbólico é capaz de submeter à realidade no sentido de satisfazer o sujeito, espécie de jogo que não possui norma ou limite para sua inventividade. A pessoa assimila aquilo que melhor lhe encanta, e isto, passa a orientá-la. De acordo com Piaget, o indivíduo em sua fase infantil de socialização, adota algumas normas, de forma que, sua imaginação possa simbolizar os diversos elementos de sua realidade, ou seja, para cada fato, o sujeito é direcionado rumo a uma conduta coletiva ou certa representação desejada pelo sujeito, frente aquele momento.
Representation of something wanted:

I play of the fiction In a rational action of the individual, the same, tries to solve the real problems adapting to the external context to his/her circuit, however, the imagination increases him/her new elements, whose symbolic effect is capable to submit to the reality in the sense of satisfying the subject, game species that doesn't possess norm or limit for his/her inventiveness. The person assimilates that that better you/he/she enchants him/her, and this, starts to guide her. In agreement with Piaget, the individual in his/her infantile phase of socialization, adopts some norms, so that, his/her imagination can symbolize the several elements of his/her reality, in other words, for each fact, the subject is addressed heading for a collective conduct or certain representation wanted by the subject, front that moment.
Représentation de quelque chose de voulu :

je joue de la fiction Dans une action raisonnable de l'individu, le même, essaye de résoudre les problèmes réels(vrais) s'adaptant au contexte externe à son/son circuit, cependant, l'imagination augmente lui/son de nouveaux éléments, dont l'effet symbolique est capable pour se soumettre à la réalité dans le sens de satisfaire le sujet, l'espèce de jeu qui ne possède pas de norme ou limite pour son/son esprit d'invention. La personne l'assimile que mieux you/he/she enchante lui/son et ceci, commence à la guider. D'accord avec Piaget, l'individu dans sa/sa phase infantile de socialisation, adopte quelques normes, pour que, sa/son imagination puisse symboliser plusieurs éléments de sa/sa réalité, autrement dit, pour chaque fait, le sujet est adressé(abordé) se dirigeant vers une conduite collective
Tema do capítulo: Representação e adaptação. Buscamos Parceria financeira para lançamento.
Fear of the chapter: Representation and adaptation. We looked for financial Partnership for release.
Thème du chapitre : Représentation et adaptation. Nous avons cherché le Partenariat financier pour la sortie.





Livro a ser lançado pelo site WWW.autoresfree,com.br  em 2017 . Título: A Construção  do Individuo pelo símbolo. Vejam resumo dos capítulos e temas
The book being thrown by the site WWW.autoresfree, with.br in 2017. Title: the Individual's Construction for the symbol. See summary of the chapters and themes
Le livre l'étant jeté par le site WWW.autoresfree, with.br en 2017. Titre : la Construction de l'Individu pour le symbole. Voir le résumé des chapitres et des thèmes
Português
Inglês
Françês
Os Símbolos Como Espelhos Orientadores de Quem Realmente Somos.
O dispositivo humano responsável por iniciativas e decisões, aquele que nos aponta direções, tem como alicerce uma estrutura invisível, cujos comandos ocorrem por sensações de medo, prazer, preocupações, sonhos e fantasias. Estas fontes que alimentam o corpo humano e que segundo Jung, preexistente ao corpo e seus órgãos, também significa, que não dependem do indivíduo para atuar. Tendo esta base estrutural fora do indivíduo, logo o corpo se torna um órgão receptor, cuja parte do comando parece ser algo externo a ele, o que pode explicar o fato do indivíduo ser obrigado a fazer escolhas a cada instante de sua trajetória. Tais decisões são carregadas de significados, sendo a maioria delas simbólicas, expressas como opções entre o Bem versos o Mal, ou melhor, e pior. “Tudo o que é psíquico tem um sentido inferior e um sentido superior (...) e com isso tocamos o enigma do significado simbólico de tudo o que é psíquico” (JUNG, 1986, p.43). 
The Symbols As Guiding Mirrors of Who we are Really.
The responsible human device for initiatives and decisions, that that it points us directions, has as foundation an invisible structure, whose commands happen for fear sensations, pleasure, concerns, dreams and fantasies. These sources that feed the human body and that according to Jung, preexistent to the body and their organs, it also means, that don't depend on the individual to act.
Tends this structural base out of the individual, soon the body becomes a receiving organ, whose part of the command seems to be something external to him, what can explain the individual's fact to be forced to do choices to each instant of his/her path.
Such decisions are loaded of meanings, being most of them symbolic, expressed as options among
Les Symboles Comme la Direction des Miroirs de ce qui nous sommes Vraiment.
 Le dispositif humain responsable pour des initiatives et des décisions, cela qu'il nous dirige des directions, a comme la base(fondation) une structure invisible, dont les commandes arrivent pour des sensations de crainte, le plaisir, des préoccupations(entreprises), des rêves et des fantaisies. Ces sources qui alimentent le corps humain et que selon Jung, preexistent au corps(à l'organisme) et leurs organes, il signifie aussi, cela ne dépendent pas de l'individu pour agir. A tendance cette base structurelle de l'individu, bientôt le corps(l'organisme) devient un organe de réception, dont la partie de la commande semble être quelque chose d'externe à lui, ce qui peut expliquer le fait de l'individu pour être forcé de faire des choix à chaque instant de son/son chemin. De telles décisions sont chargées de significations, étant la plupart d'entre eux symbolique, exprimées comme des options parmi
Tema do capítulo: Representação e adaptação. Buscamos Parceria financeira para lançamento.
Fear of the chapter: Representation and adaptation. We looked for financial Partnership for release.
Thème du chapitre : Représentation et adaptation. Nous avons cherché le Partenariat financier pour la sortie.


Breve Lançamento de AUTORES FREE

A construção do Indivíduo pelo Símbolo



Introdução  
Representação de algo desejado: jogo da ficção
O Símbolo Como liberdade que Cria e Potencializa a Realidade
Os Símbolos Como Espelhos Orientadores de Quem Realmente Somos.
O Elemento Mediador Simbólico na Formação do Indivíduo
A Simbolização da Grandiosidade pelo Indivíduo
Símbolos, contextos e indivíduos: fabricas da realidade.
A temática do símbolo

O conceito de símbolo se situa dentro de uma complexidade, na qual, uma abordagem total não seria a finalidade deste livro, mais sim, trazer uma contribuição a todos àqueles que possuem interesse neste tema. Sendo de interesse desta obra, o símbolo enquanto elemento capaz de acrescentar sentido a realidade.
O símbolo como elemento de transformação, coisa ou objeto, que tenha a função de ponte entre: uma realidade angustiante e a idealização do indivíduo.  Passagem mediada pela sensação de encanto, provocada pela ficção de algo desejado e capaz de gerar representações semelhantes à grandeza admirada.
Neste sentido, abordaremos no primeiro capítulo, a representação como algo desejado, segundo Jean Piaget, numa espécie de jogo da ficção, cujo indivíduo, usa a imaginação para brincar de como resolver problemas reais em seu contexto. A irrealidade que orienta a pessoa a se nortear pela opção que mais lhe fascina.  
Com base naquilo que o magnetiza, o indivíduo substitui a forma de observar o obstáculo, isto é, busca  lograr a realidade ao condicionar outras opções substitutivas. Desse modo, uma vez diante de um problema, ele acrescenta seu desejo, mesmo que seja algo impossível, é capaz de se realizar  via reprodução de algo semelhante ou próximo.  

Lançamento Previsto para 2018

Visões da Estrada Botucatu /Bofete

Numa manhã de inverno com muito vento, selecionei algumas imagens que podem inspirar outras pessoas a conhecerem um pouco mais desta Terra de Aventura, região da serra entre Botucatu e Bofete, via estrada que corta as fazendas, sítios e riachos. 
Joaquim Luiz Nogueira


Fazendas com lavouras 

Lago com Cerejeiras 

Aves como o Canário da Terra na margem da estrada


Lago com muito verde 

Lago com mergulhões 

Visão das Três Pedras 

Casa de sertanejo 

Gavião Carijó voando sobre o banhado 

Não esquecer de tomar um café de fazenda na Cantina da Figueira.
















O estado de alerta




Joaquim Luiz Nogueira 

“Chamamos de instinto os impulsos fisiológicos 
percebido pelos sentidos” (JUNG, p.83)


1.   A visão do instinto


Considera-se instinto aquilo que traz a nossa mente algumas associações entre o lugar que nos encontramos e o   que vemos ou sentimos, isto é, espécie de mensagem, que pode comandar ações no corpo.  Essas reações de alerta podem acontecer nas seguintes linguagens:  grito, espanto, tremedeira, suor, inquietação, entre outros.
Descobrir o porquê tendemos a ignorar algumas emoções, cuja espontaneidade, torna-se motivos principais nas escolhas ou recusas daquilo que se apresenta diante dos sentidos do corpo. A comunicação que atravessa por cada estímulo nervoso, leva mensagens que carregam universos paralelos, talvez, como menciona Jung, algo que partilhamos com os mamíferos: “Essa psique, infinitivamente antiga, é a base de nossa mente, assim como a estrutura do nosso corpo se fundamenta no molde anatômico dos mamíferos em geral” (JUNG, p.83).
Trata-se de ouvirmos numa forma sensível cada pulsar do conjunto corpóreo, que semelhante a uma teia, tem a capacidade para estabelecer vínculos entre o interno e o externo, assim como, mobilizar forças para enfrentar ou fugir de determinados contextos, cujas razões, jamais saberemos.
Nesse sentido, aquilo que nos levaram a fazermos escolhas ao longo de etapas vividas, possui estreitas relações com afinidades reconhecidas pelo corpo ao longo dos milhares de anos de adaptações evolutivas.  E portanto, para prosseguirmos, não temos como não falar em estado de espírito, pois, essa é a ponte que liga o que somos ao que desejamos. 


Livro: Algumas Reflexões Antes de Uma Escolha Pessoal 
venda pelo email:  Jolnogueira@gmail.com

Ações humanas desenvolvidas com base nas respostas obtidas de universos não visíveis


                                                                       Joaquim Luiz Nogueira 

“Quando o defeito na vista é corrigido, o Autor deste Universo pode ser visto”[1].

“O fato de os xamãs, os feiticeiros e os curandeiros serem preferentemente recrutados entre os neuropatas, ou entre os que apresentam equilíbrio nervoso instável, é devido ao mesmo prestígio do insólito e do extraordinário”[2].

“E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna”[3].

Gostaria de iniciar esse tema com o diálogo de Alice com o Chapeleiro do filme Alice no País das Maravilhas[4]: “Você me acha louca?” Chapeleiro: “Louca, louquinha! Mas vou te contar um segredo: as melhores pessoas são”. Quando decidimos falar ou escrever sobre universos não visíveis, sabemos que há grandes possibilidades de sermos chamados de loucos, mas temos consciência de que muitos líderes mundiais também foram tidos como insanos em certos momentos.
Eliade, em seu livro[5] Tratado das Religiões, usou o termo “Hierofanias” para falar sobre a existência de manifestações do sagrado. Assim, ele explica que iria começar esse diálogo detalhando poderes como o mana, que já mencionamos anteriormente, e que, a partir de hierofanias elementares cósmicas, uranianas e biológicas, ele abordaria como o sagrado se constitui:

Por exemplo, o exame das hierofanias aquáticas ou celestes prover-nos-á de um material documental apto a levar-nos à compreensão; 1º do sentido exato da manifestação do sagrado nestes níveis cósmicos (o céu e as águas); 2º da medida em que as hierofanias uranianas ou aquáticas constituem estruturas autônomas, isto é, revelam uma série de modalidades complementares e integráveis do sagrado. Passaremos em seguida às hierofanias biológicas (os ritmos lunares, o sol, a vegetação e a agricultura, a sexualidade etc...), depois às hierofanias tópicas (lugares consagrados, templos etc...), e finalmente aos mitos e aos símbolos (ELIADE, 2010, p. 3).

O diálogo com mundos não visíveis podem acontecer de diversas formas, mas podemos apontar que a crença em forças misteriosas constituídas em objetos, indivíduos, almas e espíritos, está associada a seres superiores. A manifestação de qualquer elemento que possa ser interpretado como perturbador da mente logo se torna indicador de algo estranho, que se traduz como um apelo diferente daquele que é proporcionado pela força física do corpo.
Essa força que é sentida diante da evocação de um amuleto ou de um morto configura-se na mente humana como percepção daquilo que é eficaz, dinâmico, criativo e perfeito. Podemos pressupor que tal sensação de poder (conhecidas em algumas culturas como mana) acontece por intervenção de seres invisíveis:

Mas ainda: através de uma análise cerrada apercebemo-nos de que um objeto, um fenômeno cósmico, um ser qualquer, etc., possuem mana graças à intervenção de um espírito ou à confusão com a epifania de um ser divino qualquer (ELIADE, 2010, p. 28).

O diálogo estabelecido entre homens e objetos pode ocorrer de acordo com a relação mantida com seres superiores, tidos esses como extraordinários, fortes ou importantes. Trata-se de incorporações do sagrado, segundo Eliade (2010, p. 27): “Nenhum homem possui essa força por si mesmo: tudo quanto faz, fá-lo à custa de seres pessoais, espírito da natureza ou dos antepassados”.
O passo seguinte se dá pela seleção de palavras, lugares e objetos que possam ser adquiridos, visitados ou construídos para que favoreçam o diálogo constante com universos não visíveis. Essa escolha é guiada por sentimentos de força, poder, eficácia, fertilidade, novidade, entre outros.
Uma vez estabelecidas as escolhas que se revelaram ao indivíduo como extraordinárias, elas passam a preencher incompletudes humanas por meio de incorporações, e, assim, manifestam-se em imagens, símbolos, objetos etc. Vejamos nas palavras de Eliade:

Continua a ser algo de diferente do meio circundante, continua a ser sagrado em virtude da hierofania primordial que a escolheu, embora o valor que lhe foi atribuído mude segundo a teoria religiosa em que esta hierofania vem se integrar (2010, p. 27).

Os universos não visíveis, isto é, aquilo que acreditamos representam potencialidades eternas, essas, então, contida no homem, cuja manifestação em cada indivíduo torna-se o fio que se estabelece a comunicação por meio da natureza visível das formas e nomes.
A mente humana, ao evocar ou experimentar o extraordinário, sendo esse último responsável pela vitalidade do homem, alimento do desejo e desencadeador de ações, produz o mundo visível como resposta da ação orientadora externa. E, para adquirir tal alento, o estado mental do homem deve estar em acordo com aquilo que o mesmo venera, pois isso o alimenta com sentimentos e emoções de qualidades semelhantes àquelas que anseiam.
É necessário se concentrar para ver no mundo a presença dos elementos que provocam  entusiasmo em si mesmo e também te alimenta. Vejamos como isso funciona segundo Sai Baba (2006, p. 26): “Quando você assumir seu próprio progresso, obterá uma nova força a cada primeiro passo que der, vibrará em alegria nova e mais pura; degustará a plenitude da felicidade”.
Dialogar com universos não visíveis exige do homem posições que lhes possam transmitir confiança em sua existência,ou seja, ter na consciência, a imagem e a certeza daquilo que, mesmo sem ver, acredita que é algo diferente, e este, não se encontra aprisionado no corpo, e logo, sentir-se em condições de poder se declarar como pertencente a um universo além da forma física corpórea.
O fato de nos imaginarmos ou identificarmos com instâncias ilimitadas permitem que experimentemos sensações de infinitas dimensões de liberdade, cujas angústias do corpo se assemelham apenas a gotas de água no oceano. As perguntas e as inquietações direcionadas à vastidão são confortadas na grandeza desse universo não visível, reconhecido pelo indivíduo como parte integrante de seu ser.
Estabelecer uma constante comunicação com os elementos que nos ligam às grandezas extraordinárias e, ao mesmo tempo, criar possíveis linguagens para interações com aquilo em que acreditamos é o tema de nosso próximo capítulo.




[1] SAI BABA, 2006, p. 130.
[2] ELIADE, 2010, p. 24.
[3] Palavras atribuída a Jesus Cristo, Bíblia Sagrada, Mateus p.891 cap. 19:29.
[4] O filme é baseado no livro clássico Alice no País das Maravilhas, escrito por Lewis Carroll, em 1862.
[5] ELIADE, 2010, p. 2.

Livro: A construção do Indivíduo pelo Símbolo

  EBOOK DIGITAL- A CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO PELO SÍMBOLO - 104 pág. Arquivo em PDF POWER POINT  - Preço 49,90    Joaquim  Luiz Nogueira Venda...